Bom dia, gente!
Já estamos aqui de novo para postar a segunda parte dessa sequência de Férias/Volta Às Aulas! O texto de hoje fala sobre "Assoreamento dos Rios e Degradação do Solo", e foi escrito por mim e pelo Vinícius Madruga. Boa leitura!
ASSOREAMENTO DOS RIOS E DEGRADAÇÃO DO SOLO
(GABRIEL DE ASEVÊDO E VINÍCIUS MADRUGA)
(GABRIEL DE ASEVÊDO E VINÍCIUS MADRUGA)
ASSOREAMENTO DOS RIOS
A sedimentação de resíduos (como a areia) é causada principalmente pela ação da erosão pluvial. Ao chover, as águas que escorrem em direção a rios e outros cursos d’água acabam carregando consigo sedimentos, que são depositados no fundo desses rios. Esse processo é natural, e sua intensificação, que pode gerar alterações e degradações nos rios e cursos d’água em geral, é denominada assoreamento, causada principalmente pela intervenção humana. O descarte de resíduos sólidos como o lixo também influencia diretamente no assoreamento dos rios.
Como dito anteriormente, essa sedimentação é um processo natural e ocorre há milhões de anos no planeta. Incontáveis bilhões de metros cúbicos já foram transportados e sedimentados ao longo do tempo. Montanhas foram erodidas, e o seu material, transportados para mares que foram assoreados. Esses sedimentos foram comprimidos e transformados, devido à pressão e à temperatura, em rochas que formaram novas montanhas.
O grande problema reside na intensificação desse processo, causada pelo ser humano. As matas ciliares regulam o fluxo de sedimentos e de resíduos que vão em direção aos rios, e o homem vem desmatando estas, de forma com que o processo se torne mais rápido do que naturalmente deveria ser.
DEGRADAÇÃO DOS SOLOS
Ao degradar-se, o solo perde sua capacidade de produção, e mesmo com grandes quantidades de adubo, essa capacidade de produção não será a mesma de um solo não degradado.
A erosão é a destruição física das estruturas do solo e seu carregamento é feito, em geral, pela água (erosão hídrica) e ventos (erosão eólica). O processo de erosão mais grave é o causado pelas atividades do ser humano (erosão antropogênica), que apresenta um desenvolvimento muito rápido, se comparado com a erosão natural (que, curiosamente, é muito benéfica para a fertilidade do solo).
Uma das formas de evitar este tipo de problema é com a conscientização da população, o incentivo ao reflorestamento, a produção de cultivos alternada (ou policultura) e a recuperação do solo ao invés do desmatamento de novas áreas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
JACOBI, P. O assoreamento poderá extinguir e estagnar os nossos rios? Geólogo. Disponível em: <http://www.geologo.com.br/assoreamento.asp>. Acesso em: 29 setembro 2016.
PENA, R. F. A. Assoreamento. Mundo Educação. Disponível em: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/assoreamento.htm>. Acesso em: 29 setembro 2016.
DEGRADAÇÃO DO SOLO. Degradação do solo: Modo geral. Disponível em: <http://degradasolo.blogspot.com.br/>. Acesso em: 29 setembro 2016.
SUA PESQUISA. Degradação do Solo. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/geografia/degradacao_solo.htm>. Acesso em: 29 setembro 2016.
Escrito por Gabriel de Asevêdo.


Nenhum comentário:
Postar um comentário